Agile Marketing: metodologias ágeis para além do TI

As metodologias ágeis são conhecidas e utilizadas em setores de Tecnologia de diversas empresas. Porém, não é apenas nessa área que elas podem ser úteis. Prova disso é o Agile Marketing.

Trabalhar com Marketing geralmente envolve lidar com diferentes formas e meios de comunicação, cada um com sua especificidade, além de análise de dadosrelatórios e construção de estratégias, entre outras demandas.

O grande volume de tarefas não é a única dificuldade dos profissionais da área. Eles também precisam lidar com urgências e mudanças inesperadas.

Nesse cenário, as metodologias de desenvolvimento ágil podem fazer grande diferença no dia a dia de sua equipe de Marketing.

Mas antes de partir para aplicação, que tal saber mais sobre as metodologias e como elas estão sendo utilizadas? É só continuar a leitura!

O que são metodologias ágeis?

Os métodos ágeis foram criados na indústria de Tecnologia da Informação. Eles são utilizados para acelerar o desenvolvimento e os processos de um projeto, tendo como objetivo principal alcançar maior produtividade e redução de falhas, entre outros benefícios.

O Manifesto Ágil

Em 2001, um grupo de 17 profissionais se reuniu para debater esses novos tipos de gerenciamento de projetos. Juntos, eles criaram o Manifesto Ágilregistrando os princípios dessas metodologias. São eles:

  • Valorizar mais indivíduos e interações do que processos e ferramentas;
  • Focar mais no funcionamento do software e não em uma documentação abrangente;
  • Valorizar mais a colaboração com os clientes e não as negociações de contrato;
  • Responder a mudanças e não ficar tão limitado a um plano inicial.

Os diferentes métodos tendem a seguir a base do Manifesto, mesmo aqueles que surgiram antes do documento.

Exemplos de Metodologia Ágil

Entre as metodologias existentes, temos a criada por Jeff Sutherland, o  Scrum. Ele é muitas vezes utilizado em projetos e trabalhos complexos, que tem como uma das características a imprevisibilidade.

Esse método funciona através de Sprints, ciclos de desenvolvimento que costumam durar de duas a quatro semanas.

Dentro do Scrum existem ainda diferentes ferramentas e papéis sendo executados. Para saber mais, é só ler o nosso texto sobre o assunto!

Outro método muito utilizado é o Kanban, um quadro de trabalhos pensado pelos japoneses da Toyota. Nele, o time pode organizar suas tarefas e acompanhar o andamento delas em colunas que indicam o que vai ser feito, o que está sendo feito e o que já está finalizado.

Existem ainda várias outros métodos ágeis que podem ser utilizados e adaptados em diferentes contextos, e você pode saber mais sobre eles clicando aqui.

O que é Agile Marketing?

Como dissemos, as metodologias ágeis foram criadas no meio da tecnologia. Porém, elas já vêm sendo implementadas por diversas áreas de uma empresa.

Esse é o caso do Agile Marketing, que visa adaptar e utilizar métodos ágeis na gestão de projetos desse setor.

Benefícios do Agile Marketing

Assim como ocorre nas áreas de tecnologia, uma gerência ágil traz diversos benefícios para seu time de Marketing.

A aplicação dessas metodologias melhora a qualidade do trabalho, a moral do time e deixa os membros da equipe mais alinhados.

Além disso, o Agile Marketing traz mais rapidez na entrega de projetos e deixa o processo de trabalho mais visível e flexível.

Um time ágil de Marketing

Não existe receita pronta para ter um time de Marketing ágil. Cada equipe tem suas particularidades e, por isso, podem ser mais eficientes com um método x ou um método y.

Logo, é importante estudar e testar diferentes metodologias para encontrar a que funciona melhor para seu time.

Porém, existem algumas medidas que podem ser aderidas em qualquer método e que fazem toda a diferença no Agile Marketing.

Elas são determinas pelo próprio manifesto do movimento, feito por profissionais de Marketing. O documento valoriza:

  • Dados e aprendizados comprovados;
  • Foco na colaboração com o cliente;
  • Campanhas interativas e adaptáveis;
  • Planejamento flexível;
  • Responder bem às mudanças de um plano.

Independente do método ágil escolhido para seu time de Agile Marketing, a transformação digital vem pra somar ainda mais! E para saber mais sobre como implementar a Inovação Digital Ágil, é só ler nosso artigo especial sobre o assunto! 

Inovação na sua caixa de entrada

Receba conteúdo relevante. Grátis e sem spam.