Blockchain: a tecnologia que vai transformar a economia

As bitcoins estão revolucionando o mercado financeiro, isso é inegável. Em um post anterior falamos sobre o que é, como gerar e quais são as vantagens de utilizar as criptomoedas. O Blockchain faz parte dos processos de transação das bitcoins e hoje você vai aprender, de uma forma resumida, um pouquinho sobre o assunto!

O que é Blockchain?
O blockchain é um banco de dados, nele ficam contidas todas as informações e transações realizadas com as criptomoedas.

Como funciona?
O blockchain funciona como um livro de registros. Qualquer pessoa, desde que possua uma chave privada e criptografada, pode acrescentar as transações feitas.

Blocos
Os blocos são responsáveis por conter esses registros. Por default, a cada 10 minutos um bloco é fechado com todas as informações registradas nesse período. Para abrir um novo bloco é preciso estabelecer uma relação com o anterior, ligando os dois e assim por diante.

Mineiros
Os mineiros (computadores com softwares específicos) são responsáveis por gerar bitcoins, analisar e criar códigos que serão úteis aos cadastros no blockchain.

Qual a importância e as vantagens do Blockchain?

O Blockchain é uma tecnologia que dispensa o papel do mediador e de algum intermediário, por ser descentralizado e não pertencer a nenhum país, governo, instituição ou empresa, possibilita que operações sejam feitas diretamente.

Betinna Warburg é uma pesquisadora de economia com ênfase em Blockchain, nesse Talk ela explica e faz uma análise de como o blockchain está eliminando a necessidade de operações centralizadas:

Como pode ser usado na prática?

Existem várias formas e possibilidades de aplicação, aqui vão algumas:

Base de Conhecimento
O Blockchain é um banco de dados, isso faz com que diversas informações sejam compartilhadas, manuais, artigos, documentos e etc.

Identificação
O sistema permite registro de contratos eletrônicos e transferências digitais. Como os usuários são registrados através de códigos, dificulta o processo de falsificação e divulgação de informações não verdadeiras.

Smart Contracts
Através de cálculos realizados pelos softwares, contratos inteligentes são criados de forma personalizada e exclusiva para cada situação.

Assim como as bitcoins, o Blockchain é um assunto recente, mas que vem ganhando, cada vez mais, espaço e forma no mercado. Estamos no auge do assunto, muitas pessoas estão mergulhando no mundo das criptomoedas e das transações digitais, com isso uma coisa é certa: cada vez mais, novas tecnologias e aplicações vão surgir, você está preparado para essa transformação?

Conte nos comentários, já usou criptomoedas? Como foi sua experiência? 🤔

Inovação na sua caixa de entrada

Receba conteúdo relevante. Grátis e sem spam.