Desenvolvimento de apps: 5 maneiras de evitar falhas

O desenvolvimento de apps é um tópico importante por aqui. Afinal, faz parte do nosso trabalho! Justamente por isso, sabemos que existem inúmeras dificuldades na criação de um aplicativo de sucesso.

Todos os dias o cenário mobile se modifica. Por isso, os desenvolvedores precisam estar sempre se reinventando, descobrindo as novas tecnologias e tendências.

Mesmo estando pro dentro de tudo que acontece, desenvolver aplicativos envolve muitos riscos:

Muitas vezes, as chances de falhar são maiores do que as de obter sucesso.

É justamente sobre isso que a YML, uma das companhias mais inovativas do Vale do Silício, fala em seu artigo sobre produção de aplicativos.

Em sua publicação, o time da YML cita algumas formas de evitar falhas no desenvolvimento de apps. E, por aqui, separamos os principais pontos para apresentar para você!

É importante ressaltar que não existe uma receita para este processo. Porém, adotando essas práticas, as suas chances de obter sucesso são grandes. Não deixe de ler!

5 formas de evitar falhas no desenvolvimento de apps

1. Encontre o seu nicho

Muitas vezes, queremos atender a todos e fazer um pouco de tudo com nossos projetos. Porém, apesar da boa vontade, esta não é uma ideia tão boa assim.

Ao começar com um público alvo amplo e diversificado, muitos problemas podem ocorrer durante o desenvolvimento e até o lançamento do app.

Por outro lado, ao definir seu nicho, o projeto é criado levando em consideração as especificidades dos seus públicos. Desta forma, as decisões se tornam mais baseadas e também mais assertivas.

2. Defina suas personas 

Junto com a definições de nichos, temos a definição de personas. Estabelecer seus usuários ideais é muito importante e complementa a recomendação anterior.

Para definir personas de forma assertiva, o recomendado é se basear em pesquisa e dados fundamentados, levando em consideração o nicho escolhido e os potenciais clientes que fazem parte dele.

Com as personas estabelecidas e em mente, fica mais simples descobrir quais as necessidades, as dores, os desejos e os desafios do seu público. Assim, é possível direcionar o desenvolvimento de apps para as particularidades destes usuários.

3. Mantenha o foco

Da mesma forma que não é indicado tentar agradar a todos os públicos, não é uma boa ideia tentar incluir todas as features de seu site ou software em um único app.

O contexto da utilização de apps mobile geralmente inclui estar em movimento, com atenção e tempo limitados. Por conta disto, é interessante manter um conjunto de recursos altamente focado e minimalista no aplicativo, facilitando a vida dos usuários.

4. Crie protótipos e teste seu produto

A recomendação aqui é a seguinte: assim que você tiver um protótipo hábil, teste!

Muitas vezes no desenvolvimento de apps, o time espera o fim do projeto para testar o produto. Porém, com os primeiros protótipos já é possível identificar os erros e concertá-los com mais facilidade e agilidade até chegar na versão de lançamento. E aí teste de novo!

5. Avalie e otimize seu app

Os trabalhos não acabam com os apps nas stores. E mesmo seguindo todos os passos acima, seu produto ainda está passível de erros.

Com o aplicativo nas lojas e nas mãos do público, chega a hora de performar mais testes, analisar dados e métricas, e até mesmo acompanhar os comentários dos usuários nas avaliações e nas redes sociais. Utilize essas informações para investir no que está dando certo e corrigir as falhas que aparecerem.

É importante lembrar que a otimização no desenvolvimento de apps é um processo necessário e contínuo, e não inclui apenas corrigir bugs. Por isso, esteja aberto a transformar e reinventar seu produto quando for necessário.

Além das sugestões acima, algumas técnicas podem ser empregadas para potencializar o desenvolvimento de apps, entre outras atividades. Uma delas é o Scrum, uma metodologia ágil que auxilia na redução de falhas e na produtividade. Quer saber mais? É só ler o nosso artigo sobre o assunto!

Inovação na sua caixa de entrada

Receba conteúdo relevante. Grátis e sem spam.