Mundo digital e economia colaborativa: o que muda no mercado?

Na linha do tempo da história, resgatando nossas memórias de um tempo não tão distante, nos deparamos com uma economia diferente da atual. O escambo era a forma mais básica, primitiva e original para a troca de mercadorias ou serviços sem fazer uso de moeda, uma espécie de permuta. Os membros de cada comunidade faziam as trocas de seus excedentes, como gado, tecidos, grãos e ferramentas.

Com a chegada do capitalismo e a era da informação, as coisas mudaram: transações são feitas digitalmente e o lucro é o que mais importa para a maioria. Com tantas opções de mercado e tantos nichos diferentes, é possível reinventar um modelo considerado ultrapassado? É claro! Conheça a economia colaborativa, o modelo econômico que virou tendência.

Muito se discute sobre ambientalismo, problemas sociais, novas práticas de consumo e formas adequadas de negócio. A sociedade atual é marcada pelo acúmulo de objetos que ultrapassam nossas necessidades.

Com o casamento entre a era digital e a tendência de um lifestyle compartilhado surgiu o conceito de economia colaborativa. Resumidamente, é uma forma que proporciona a troca e o compartilhamento de bens materiais e/ou serviços que podem ou não envolver dinheiro.

Nesse modelo, inúmeras definições podem ser feitas e várias formas de serviço são repensadas.

Sistemas de redistribuição
Esse sistema é baseado na troca ou venda de serviços usados ou semi-novos em que o vendedor repassa algo que não utiliza mais para alguém que fará melhor uso do produto.

Crowdfunding
Já ouviu falar em plataformas que fazem vaquinha? Esse é o intuito do crowdfunding, unir pessoas que acreditam em um mesmo propósito para contribuirem em um financiamento coletivo.

Crowdsourcing
Compartilhamento de ideias, conhecimentos e informações. Esse é o objetivo do crowdsourcing, o usuário contribui com a plataforma.

Muitas empresas e startups aderiram esses modelos e hoje proporcionam serviços reconhecidos. Esses são alguns exemplos que deram muito certo:

Tem Açúcar?
O Tem Açucar? é um app que incentiva a troca e o compartilhamento de objetos entre vizinhos. Sabe quando você precisa pendurar um quadro? Para que comprar uma furadeira se seu vizinho pode te emprestar?

tem-acucar-app

Trama
O Trama é uma rede criativa, que busca criar conexões entre pessoas transformadoras, facilitando ações colaborativas na cidade.

plataforma-trama

Enjoei
O Enjoei é uma plataforma que reúne compradores e vendedores, os produtos oferecidos são separados por categorias onde os valores podem ser negociados.

app-enjoei

Airbnb
Uma plataforma que possibilita o aluguel de casas ou quartos por diárias ou temporadas. Conecta pessoas do mundo todo e oferece experiências incríveis

airbnb_app

Dog Hero
Através do Dog Hero é possível achar um lar para seu pet enquanto você viaja!

dog-hero-app

Rent a Local Friend
A plataforma conecta nativos e viajantes em busca de experiências.

rent-a-local-friend

E você? Conhece outros modelos de economia colaborativa? Acha que esse modelo define o futuro? Conte aqui nos comentários, afinal, é sempre bom compartilhar! ✌

Inovação na sua caixa de entrada

Receba conteúdo relevante. Grátis e sem spam.