Gamificação: crie engajamento através de jogos

Você sabe qual foi o primeiro jogo criado? Há quem diga que foi o Pong da Atari. Outros acreditam ter sido o Spacewar!, desenvolvido no MIT (Massachusetts Institute of Technology), teorias não faltam!

A certeza que temos é que os jogos fazem parte da humanidade não é de hoje. Existem registros de olimpíadas e competições antes mesmo do nascimento de Jesus. É claro que existiram sistemas de entretenimento muito mais arcaicos e menos evoluídos que os que conhecemos mas a questão é: o homem sempre encontrou maneiras de distração.

Tá bom, Alícia. Eu já entendi, mas o que isso tem a ver com o post de hoje? Eu te respondo: tudo!

Vivemos em um ambiente totalmente ocupado por informações, afazeres, trabalhos e preocupações. É preciso encontrar em algum espaço, por menor que ele seja, um tempo para entretenimento e distração, que são palavras-chave do tema de hoje.

A geração dos jogos cresceu e está ocupando várias posições no mercado de trabalho. Essa geração está mais adepta a mudanças e precisa de novas abordagens. Processos inovadores que estimulem o crescimento profissional e pessoal costumam captar a atenção dessas pessoas.

A gamificação surge como um processo de geração de valor, reconhecimento, trocas simultâneas e pretende gerar uma experiência efetiva e encantadora aos envolvidos. E o que é a gamificação na prática? Como isso funciona?

Selecionei alguns exemplos conhecidos que mostram como a gamificação funciona em vários setores desde diversão até meio de implantar cultura organizacional em empresas:

Waze

O Waze é um dos maiores aplicativos de trânsito e navegação do mundo baseado em comunidade. Os usuários dirigem com o aplicativo ligado e contribuem passivamente com informações por onde trafegam. Ativamente, eles contribuem compartilhando alertas sobre acidentes, perigos, polícia e outros eventos ao longo do percurso, ajudando outros usuários da mesma área com informações atualizadas sobre o que está acontecendo ao redor.

 

Toda interação feita no Waze gera acúmulo de pontos, assim o usuário consegue desbloquear níveis para seu avatar, que no início é um carro bebê e pode chegar até o King, que representa usuários mais ativos e experientes.

Starbucks Rewards

O Starbucks Rewards é o programa de fidelidade da Starbucks, a maior rede de cafeterias dos mundo. Através de um app e de um cartão, os clientes acumulam estrelas que posteriormente são usadas no resgate de recompensas.

Nos EUA o app possui mais de 12 milhões de usuários ativos, exemplificando que gamificação motiva participação, engajamento e fidelidade.

Duolingo

O Duolingo é uma plataforma digital que oferece ensino de idiomas através de apps multitelas. A plataforma conta com exercícios diversos, testes e provas em formato de jogos com um sistema de pontuação próprio.

 

Deu para entender um pouco sobre como os games podem ajudar no cotidiano de cada um, certo? E no ambiente de trabalho? Dá para integrar uma equipe de forma lúdica? Sim!

No livro Gamification by Design, Gane Zichermann mostra que o sistema de gamificação contém 75% de psicologia e 25% de tecnologia. Analisando esses dados conclui-se que além de se sentir instigado a usar uma plataforma que oferece essa estratégia, o usuário precisa ter a melhor experiência tecnológica possível que englobe facilidade, geração de valor e utilidade.

Funcionários motivados formam cultura na atmosfera de trabalho,  melhorando desempenho, fluxos e produtividade. Existem inúmeras maneiras de fortalecer e implantar a cultura organizacional em empresas e o Timcoo é uma delas.

Timcoo

O Timcoo é um sistema completo de intranet que ajuda a criar experiências para colaboradores, melhorando comunicação, difundindo a cultura empresarial e aumentando a performance. Tudo de maneira personalizada.

Em um feed, os colaboradores podem interagir com conteúdos fornecidos pela empresa. Cada interação gera um pontuação que posteriormente poderá ser trocada por brindes, premiações, produtos e vouchers.

Viu como a gamificação é eficaz em vários âmbitos? Você pode evitar atrasos por conta do trânsito, ganhar um cafézinho, aprender outro idioma e ainda engajar e motivar seus colaboradores.

Quando você vai entrar no jogo? 😉

Total
3
Shares

Inovação na sua caixa de entrada

Receba conteúdo relevante. Grátis e sem spam.