Internet 5G: a revolução está apenas começando

A Internet 5G acaba de ser lançada no Reino Unido, além de já funcionar na Coréia do Sul e em algumas cidades nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, a quinta geração da internet ainda está em fase de testes, mas já deixa todo mundo animado para as novas possibilidades. E é justamente sobre elas que vamos falar por aqui!

A Internet 5G

A quinta geração da rede móvel está chegando para revolucionar ainda mais as nossas conexões.

Essa nova tecnologia promete suportar 1 milhão de aparelhos conectados simultaneamente, por quilômetro quadrado. Além disso, ela é capaz de transmitir dados 50 vezes mais rápido do que a tecnologia atual.

Além de maiores velocidade e cobertura, a Internet 5G tem como outra vantagem a economia de bateria dos aparelhos que possuem esse tipo de tecnologia.

Novas possibilidades

A Internet 5G vai além de um upgrade na rede que já conhecemos. Ela vai permitir inúmeros progressos em diferentes áreas, como entretenimento, games, moradia, mobilidade, saúde e esporte, educação, logística e robótica.

Com a Internet 5G, teremos avanços nas tecnologias de realidade virtual, que podem ser utilizadas tanto na área do lazer quanto da saúde e educação, por exemplo.

E graças aos avanços de velocidade, cobertura e economia de energia dessa nova rede, a Internet de Todas as Coisas (Internet of Everything – IoE) também vai se desenvolver ainda mais. Ela promete conectar não só pessoas, mas também processos e objetos a rede.

Um exemplo do uso doméstico da IoE é o novo microondas da Amazon, do qual já falamos por aqui. A ideia é que num futuro próximo, esse dispositivo e outros eletrodomésticos possam se comunicar entre si. Dessa forma, eles podem te alertar quando uma receita dá errado, quando a despensa estiver ficando vazia ou até mesmo fazer os pedidos de comida por você.

Fique de olho

Já deu para perceber que a Internet 5G vai auxiliar na concretização de diversas tendências, não é? E o que esboçamos aqui é apenas um pequeno exemplo da transformação que está por vir.

Aqui no Brasil, tudo indica que estaremos com a conexão 5G em mãos por volta de 2021. Mas já é bom ficarmos de olho nas tendências e aproveitar todas as oportunidades tecnológicas que estão surgindo. Para isso, é só acompanhar nossa coluna especial sobre o assunto. Não deixe de ler nossos artigos!

Inovação na sua caixa de entrada

Receba conteúdo relevante. Grátis e sem spam.