Mudança de mindset: você precisa se atualizar

A busca por um melhor desenvolvimento profissional e pessoal foi pauta por aqui algumas vezes: já falamos sobre a metodologia Scrum e também sobre como o Design Thinking pode ajudar na solução de problemas. Mas sem uma mentalidade aberta ao aprendizado, essas e outras técnicas podem não ser tão efetivas. Neste caso, uma mudança de mindset pode ser necessária.

Mas o que é mindset?

Basicamente, mindset é o modo como cada um de nós vê a vida. É ele que nos configura como otimistas ou pessimistas, por exemplo, e até como enfrentamos os nossos desafios.

Uma mudança de mindset, ou seja, uma reconfiguração da maneira como encaramos o dia a dia, pode nos transformar em pessoas mais inovadoras, felizes e produtivas. É exatamente isso o que Carol Dweck, professora da Universidade de Stanford, defende em seu livro Mindset: A nova psicologia do sucesso”.

Segundo a pesquisadora, existem dois tipos de mentalidade: a fixa e a de crescimento. Na sua apresentação em um evento TEDx, ela expõe brevemente sua pesquisa e fala mais sobre esses tipos.

Os tipos de mindset

Como Carol explica em sua palestra, o mindset fixo é aquele que transforma qualquer adversidade em um fracasso em potencial. Com ele, acreditamos sermos incapazes de superar desafios. E caso o sucesso não seja obtido, vemos toda experiência como uma perda de tempo.

Já com o mindset de crescimento, acontece justamente o oposto. Com ele, as adversidades são vistas como oportunidades de aprendizado. Dessa forma, o fracasso é tido como uma experiência que ajuda no desenvolvimento, e não como uma perda de tempo.

E como funciona isso de mudança de mindset?

Para Carol, ter conhecimento sobre os dois tipos de mentalidade já é uma ajuda e tanto para trocar um mindset fixo para um de crescimento. Mas não apenas isso:

Reconhecer quando você opera um mindset fixo, o que desencadeia esse tipo de pensamento, e aprender novas maneiras de pensar e agir são passos que ajudam muito nessa reconfiguração.

É importante lembrar também que a mudança de mindset  não acontece do nada: é um trabalho diário. Então, parar. respirar fundo e analisar como estamos lidando com as adversidades, para só então colocarmos nossas ações em prática, faz parte desse processo de mudança.

Quais são os benefícios dessa transformação?

Já deu para perceber que pessoas com a mentalidade de crescimento se desenvolvem mais com as adversidades, não é? Mas esse não é o único benefício da mudança de mindset.

Quando convertemos uma mentalidade fixa para uma de crescimento, também nos tornamos mais resilientescuriosos, confiantes e criativos. Além disso, ficamos mais dispostos a aprender e passamos a receber críticas de uma forma mais tranquila, sem levar para o lado pessoal.

Tudo isso faz com que nos tornemos profissionais cada vez mais dinâmicos e produtivos. Porém, a mudança de mindset, influencia também a vida pessoal. Ela é capaz de mudar para melhor todos os nossos relacionamentos, sejam eles intra ou interpessoais.

E aí, gostou de saber mais sobre como uma mudança de mindset pode transformar a sua vida? Está disposto a fazer essa transformação? Conte para a gente nos comentários!

Total
11
Shares

Inovação na sua caixa de entrada

Receba conteúdo relevante. Grátis e sem spam.