Scrum: a metodologia ágil que vai alavancar seus projetos

Metodologias ágeis são utilizadas com o objetivo de acelerar os processos e o desenvolvimento de um projeto, visando melhorias, benefícios, produtividade e redução de falhas. Os métodos ágeis nasceram nos processos de desenvolvimento de software, mas hoje podem ser usados em vários segmentos do mercado.

O Scrum é um dos inúmeros métodos existentes e é utilizado em trabalhos complexos, onde é impossível prever o que irá acontecer. Para entender o funcionamento do Scrum é preciso entender seus processos e características:

Quem faz parte do Scrum?

Product Owner:
O Product Owner é o responsável por decidir quais as funcionalidades e recursos serão utilizados. Ele deve fazer o possível para integrar a comunicação do time e clarear a visão de todos para alcançar o sucesso do projeto.

Scrum Master:
O Scrum Master lidera o time e tem o papel de facilitar ao máximo os processos do projeto, revendo o que pode ser melhorado e reajustando os métodos.

Dev Team:
É a junção de todo o time responsável pelo projeto. Programadores, designers, administradores, analistas e etc.

Como funciona o Scrum?

Product Backlog:
O Product Backlog é gerido pelo Product Owner, nele é estabelecida a sequência de trabalhos por ordem de prioridades, maiores ou menores.

Sprints:
Os ciclos de desenvolvimento no Scrum são chamados de Sprints e, normalmente, duram de 2 a 4 semanas. No Sprint é determinado o tempo em que as atividades devem ser executadas.

Kanban:
Kanban é o quadro de trabalho organizado pelo time, nele são divididas as categorias dos processos do projeto. Por exemplo: a fazer, fazendo e finalizados.

Daily Scrum:
São reuniões diárias, onde todos os integrantes do time respondem a três perguntas.

  1. O que eu fiz ontem para ajudar o time?
  2. O que eu vou fazer hoje para ajudar o time?
  3. O que me impede de não alcançar o melhor resultado hoje?

Burn Down Chart:
O Burndown é um gráfico com eixos X e Y e serve para controlar a produtividade do projeto, relacionando número de tarefas e dias trabalhados.

Sprint Review:
O intuito do Sprint Review é avaliar e fazer adaptações necessárias ao produto que está sendo desenvolvido.

Sprint Retrospective:
O Sprint Retrospective tem como objetivo avaliar e adaptar os processos de trabalho, é focado na produtividade do time.

O Scrum é um dos métodos ágeis utilizados nos processos de desenvolvimento realizados na ioasys, quer saber mais sobre nossas metodologias? Marque uma visita e veja de perto como tudo aqui acontece! 😉

Inovação na sua caixa de entrada

Receba conteúdo relevante. Grátis e sem spam.